Carregando...








Psicossocial


O setor psicossocial é muito ativo em diferentes setores de atividades, como:


Oficinas: intervenções grupais com as crianças, adolescentes e jovens que buscam trabalhar temas diversos relativos às demandas observadas pelo setor psicossocial, tais como resolução de conflitos, saúde mental, redução de danos, direitos humanos e desigualdade social, racial e de gênero.
Escuta de apoio: o acolhimento das crianças, adolescentes e jovens tem como objetivo oferecer um espaço de conversa, autoconhecimento e construção de soluções de problemas diversos, bem como de pensar em encaminhamentos cabíveis quando se fizerem necessários.
Visitas técnicas: nas visitas às famílias, comunidades e escolas sempre que houver demanda atestada pelo setor psicossocial, visamos a efetivação dos direitos das crianças, adolescentes e jovens atendidos pela CPP, intervindo em situações de vínculos fragilizados ou rompidos e buscando o fortalecimento de suas redes de apoio.
Reunião de pais e responsáveis: estratégia de comunicação entre a rede de apoio dos atendidos, mantendo os responsáveis informados das atividades e ações que seus filhos estão participando no projeto e buscando fortalecer o grupo doméstico, sensibilizando-os com relação a situações de violência intrafamiliar.
Encaminhamento para retirada de documentos: para todos que precisarem de Certidão de Nascimento, RG, CPF, título de eleitor e reservista, a fim promover cidadania e acesso à programas governamentais e à escola.
Encaminhamento ao Conselho Tutelar: encaminhamento de crianças, adolescentes e jovens em risco social e com direitos violados, sempre que necessário.
Encaminhamento das famílias aos CRAS/CREAS: direcionar as famílias dos beneficiários para os serviços de proteção básica e especial do Sistema Único de Assistência Social para garantir o trabalho em rede, como recomendado pela Política Nacional de Assistência Social.
Encaminhamento ao CAPS e CAPS ad: auxiliar a inserção de atendidos em sofrimento psíquico e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas na Rede de Atenção Psicossocial
Planejamento: o setor psicossocial atua na articulação e organização de programas, capacitações, parcerias e projetos de inclusão social na Comunidade dos Pequenos Profetas.
Representação da CPP: na Rede Solivida e na plataforma Atadaos
Garantir: a efetivação da política de proteção à infância (PPI) no projeto

GALERIA

crédito pelas imagens: "Glauce Pittoli"



PIX:




12861514000110 (cnpj)